Os parâmetros do caminhão são impressionantes: comprimento - 15,1 m, largura - 4,96 m, altura - 4,43 m e o peso bruto é de 100 toneladas!
Em 1956, a empresa francesa Berliet, que já havia construído caminhões para campos de petróleo na África, decidiu criar um verdadeiro navio do deserto - com um motor Cummins V12 de 28 litros, uma transmissão automática Clark e pontes para pedidos especiais.
"O maior carro do mundo" foi construído em quatro cópias. Dois, com um corpo a bordo e uma plataforma, foram trabalhar no deserto, um caminhão de lixo construiu uma autobahn na França e uma versão sem capô percorreu exposições. Os dois últimos carros não tiveram sorte: foram cortados em sucata. E os dois caminhões permaneceram na Argélia.
O Berliet Museum possui um número de cópia 2: Paul Berlie, o filho do fundador da marca, comprou-o. Um exemplar número 1, lançado em setembro de 1957, permaneceu na cidade argelina de Hassi-Mesaoud como monumento. Informações sobre ele eram extremamente escassas, mas foi o suficiente para publicar um artigo sobre o T100, como nosso leitor Vitaly respondeu: ele voa para Hassi-Mesaoud para o trabalho.
E Vitaly nos enviou uma série de fotos com comentários.
“O caminhão fica no território da empresa de perfuração ENTP, parte da empresa estatal de petróleo e gás Sonatrach. É notável que ele é suportado em uma forma apresentável - eles limpam a areia e, ocasionalmente, tingem. Mas na cabana tudo é coberto com uma camada de areia, que no Saara é muito rasa e penetrante.
Eu não abri a porta, porque a segurança da empresa que me acompanhou até o caminhão e acompanhou de perto as minhas ações, e sem que isso visivelmente nervoso, olhando para o russo louco, que correu o carro com um smartphone e até subiu as escadas ... "
Nenhum comentário:
Postar um comentário