sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Centauro Mk IV

de Brett Green



Grupo de Apoio aos Marines Reais do Centaur Mk IV - junho de 1944

Você não apenas odeia aqueles artigos de modelagem que sugerem casualmente que você mata um modelo de resina de US $ 100 para detalhar um kit de plástico de US $ 30? Bem, isso é exatamente o que acontece neste projeto! Eu vou deixar você decidir se a minha explicação para essa ação drástica é justificada ...


Introdução

O tanque de Cromwell foi projetado como um substituto para o cruzado estóico e o Cavalier ainda nascido. Ambos os veículos anteriores usaram um motor Rolls-Royce Liberty, enquanto o novo Cromwell foi projetado para aceitar o motor Rolls-Royce Meteor com melhor desempenho.
Devido à indisponibilidade do novo motor, o Cromwell foi inicialmente equipado com o motor Liberty mais antigo. Essa combinação se tornou o centauro. Muitos desses veículos de baixo poder foram posteriormente convertidos para os padrões Cromwell com a substituição do motor Liberty pelo Meteor.


O Centaur Mk IV foi equipado com um obus de 95 mm. Um pequeno número desses veículos ganhou a distinção de ser os únicos centauros usados ​​durante os desembarques do Dia D. O Royal Marines Support Group operou-os temporariamente como veículos de apoio de fogo nas primeiras semanas da campanha.

O Centauro e Cromwell em escala 1/35

A família de kits de resinas Cromwell / Centaur da Accurate Armour estava entre os seus primeiros lançamentos. Resina Cromwells também foram oferecidos pela Cromwell (a empresa) no início de 1990. Esses kits eram bem detalhados, mas caros.
Depois de anos de desinteresse dos fabricantes mainstream na armadura da Commonwealth, Cromwell de Tamiya entrou em cena em 1997.
Este kit é uma beleza. É bem detalhado e preciso, com faixas de vinil flexível, fio de nylon para cabo de reboque, malha de nylon para grades, uma figura Commander muito boa - até mesmo plástico transparente para a lente holofote. O detalhe da superfície é contido e as opções incluem um cortador de sebes e tensionadores de esteiras externas.
O ajuste do kit é impecável.

Construindo o Centauro IV

Geral

Eu comecei este projeto em 1997, quando o Tamiya Cromwell foi lançado pela primeira vez - antes que eles anunciassem seu Centaur Mk. IV.
Na época, parecia fazer sentido usar partes do agora obsoleto kit Accurate Armor para produzir um assunto que eu queria construir há muito tempo. Em questão de meses, ficou claro que eu deveria ter esperado por Tamiya liberar seu Centauro!
Eu comprei originalmente o kit Centaur IV da Accurate Armour com uma venda pela metade do preço durante o ano de 1994. Mesmo com o desconto de 50%, o custo ainda é de A $ 75. O kit não incluiu decalques para as complexas marcações de controle de fogo da torre e eu nunca consegui descobrir um método aceitável para pintá-las à mão, então o Centaur da AA se juntou ao grande número de modelos na minha pilha de "construção de um dia".
O lançamento de Cromwell de Tamiya gerou uma nova família de acessórios da Accurate Armour. Incluiu-se uma conversão do Centaur IV e uma folha de decalque separada para as marcações do Dia D nos Centaurs e Shermans do Royal Marines Support Group. Eu pedi alegremente os decalques e cavei meu kit Centaur.
Uma comparação próxima com o Tamiya Cromwell revelou uma série de áreas onde faltava o kit Accurate Armor. O maior problema foi o lado inferior do casco. A roda motriz e a roda intermediária foram moldadas no lado do casco em uma única peça, com uma seção curva da pista. Este arranjo parecia confuso e resultou em uma grande quantidade de resina excedente na base da roda dentada e polia. O casco superior sólido também havia se deformado em algum estágio. Embora a fixação da urdidura possa não ter apresentado um problema, o casco de resina sólida tornou o detalhamento interno impraticável.


No entanto, havia outras áreas onde o Centauro de Armadura Preciso era melhor que o kit de Tamiya. O kit de resina tinha um interior de torre bastante abrangente, a culatra da arma era muito boa e muitos detalhes, como as escotilhas e a cúpula, pareciam mais convincentes. Os comprimentos de faixa de resina também oferecem o benefício de retratar "sag" convincente.
O curso lógico da ação? Kitbashing!
Como eu queria construir um Centaur IV, eu poderia usar muitos dos recursos exclusivos do modelo Accurate Armor no kit host Tamiya. O encaixe a seco dos componentes importantes revelou que o projeto era viável, então eu comecei a trabalhar.

 

Casco Inferior e Engrenagem de Corrida

Parecia que a parte mais complexa da conversão seria adaptar as rodas de resina da Accurate Armour ao kit Tamiya. As rodas perfuradas de resina tinham um pino curto para prender a um buraco no casco inferior da Armadura Exata. O kit Tamiya exigia um buraco no centro de cada roda para aceitar um eixo. Decidi adaptar as rodas para aceitar as "poly caps" que prendem as rodas plásticas Tamiya aos eixos.
O pino saliente foi cortado e um pequeno orifício piloto perfurado no centro de cada roda dentada interior. Um buraco foi então perfurado para aceitar o poly cap. No entanto, o orifício na roda dentada interna não era profundo o suficiente para aceitar todo o comprimento da capa de polietileno. Eu tive a escolha de encurtar as pontas do eixo (o que resultaria em uma aderência menos robusta) ou perfurar a face interna das rodas externas (e arriscar perfurar). Eu escolhi perfurar mais fundo.
Com os furos cuidadosamente perfurados e as tampas de polietileno no lugar, montei o casco inferior. Eu deixei de fora as partes C26 e C27. Estes foram associados com o tensor externo da trilha encontrado somente em Cromwells. Quando o conjunto do casco inferior havia sido colocado, os rodízios simplesmente pressionavam os pinos do eixo. Ajustei o alinhamento dos volantes o melhor que pude.Eu adicionei algumas anteparas rudimentares, um assento e controles para permitir que alguns detalhes fossem vistos através das escotilhas abertas.

Adaptando a roda dentada de acionamento

O próximo passo foi testar o encaixe de um comprimento de trilho de resina de Armadura Precisa contra a largura da roda dentada de acionamento Tamiya. A roda dentada de Tamiya era de aproximadamente um milímetro, muito estreita para acomodar a pista AA, de modo que um círculo de plástico fino foi colado entre as metades da roda dentada como um espaçador.

 

Faixas

A pista de resina estava agora instalada. Quatro comprimentos completos foram necessários para cada lado. Apenas oito comprimentos são fornecidos, então não há margem para erro! Primeiro, três comprimentos foram colados em uma reta longa. Com esta longa corrida posicionada centralmente sobre o topo das rodas e roda dentada, um secador de cabelo foi usado em alta temperatura para suavizar a resina. Enquanto ainda estava quente, a pista foi enrolada suavemente ao redor da roda dentada de acionamento e "colada" no lugar com supercola. Este processo foi repetido para a roda intermediária. O quarto comprimento da pista foi adicionado à pista inferior reta para completar a pista.

 

Detalhes do casco inferior

O casco do kit de Tamiya é lindamente texturizado. Muito pouco trabalho adicional é necessário. Eu simplesmente adicionei um cabo elétrico para os descarregadores de fumaça, e alguns rebites e parafusos faltando aqui e ali. Estes foram criados usando folha de estireno e Miniature Punch and Die conjunto de Waldron.

Torre

Duas portinholas de tamanho generoso coroam o teto da torre do Centaur / Cromwell. Essas escotilhas recompensarão qualquer esforço para detalhar o interior da torre.
Eu estava inicialmente planejando usar o interior da armadura precisa na torre Tamiya. Eu já havia cortado o interior da torre Precise Armor antes de decidir começar do zero.
Novas paredes laterais internas falsas foram cortadas de um plástico fino com a ajuda do "Chopper". Um buraco foi perfurado na parte traseira de cada parede lateral falsa para representar portas de pistola. Um buraco correspondente foi perfurado através do lado da torre para transmitir a espessura da armadura.
Detalhe foi adicionado às paredes laterais antes de serem instaladas na torre. Os proeminentes parafusos interiores da armadura do aplique foram produzidos a partir do conjunto Punch and Die da Waldron. Uma pistola Thompson, uma pistola Bren, várias bolsas de arrumação, uma garrafa e um aparelho de rádio vinham da caixa das peças sobressalentes. Todos os outros detalhes (incluindo episcopes, atirador de bombas, assentos e várias caixas) foram fabricados a partir de cartão de plástico, tira de plástico, folha de chumbo, fusewire e calço de latão.
Existem dois furos retangulares na borda interna recuada da base da torre. Estes buracos foram preenchidos, e o recesso foi corrigido, adicionando um círculo de diâmetro apropriado de plasticard. Um piso para o cesto da torre foi cortado de um pedaço de plástico com a ajuda de um Olfa Circle Cutter. Este piso foi suspenso da base da torre por quatro comprimentos de calço de latão.
A culatra de obus de 95 mm de resina encaixada nos suportes de montagem Tamiya após o furo para o lado de estibordo foi levemente perfurado. Nenhuma cola foi necessária, permitindo que a arma se elevasse.

Casco Superior

O detalhe no casco de Tamiya é muito bom, mas eu substituí os itens do kit por caixas de arrumação de resina AA, a grande tampa de ventilação e as ferramentas pioneiras de metal branco. Detalhe extra do rebite foi adicionado à placa superior do casco traseiro. A frente de ambos os guardas de pista foram desbastados porque os guarda-lamas dianteiros estavam faltando no veículo sujeito, e a guia de união no guarda de rasto de estibordo traseiro foi cortada pela mesma razão.
Uma das diferenças mais óbvias entre o Cromwell e o Centaur IV foi que muitos dos tanques equipados com 95mm usavam o compartimento de combate auxiliar (Besa Gunner) para o transporte de munição extra. Eu adicionei a placa de vedação para a Besa MG do kit AA, e soquei um disco de plástico para cobrir a tampa do telescópio no topo do compartimento do artilheiro Besa.
Eu adicionei ganchos de estiva para os cabos de reboque pesados ​​que atropelam o lado de estibordo do veículo. Eu queria transmitir a impressão de peso - eu vi muitos cabos de reboque flutuando acima da superfície dos modelos!
Usando a corda de náilon fornecida no kit, prendi os olhais de tração com cola epóxi de duas partes. Uma mistura de cola branca e água foi então preparada. Os cabos foram emparelhados e cuidadosamente passaram pela mistura de cola. Os cabos molhados foram colocados de lado por alguns minutos, em seguida, posicionados no veículo de acordo com minhas fotografias de referência. Esse método garante que os pares de cabos permaneçam juntos e mantenham a cortina e a posição exata necessárias. Eu também acho mais fácil do que trabalhar com cabos de metal.
As fotografias desse veículo em particular mostravam uma bagunça de arrumação de uma vista frontal de três quartos de ambos os lados. Tive o cuidado de recriar fielmente a estocagem de acordo com as fotos.
Eu cortei um comprimento do kit de vinil não usado para posicionar no casco para frente. Na foto, um link pode ser visto aparecendo, então isso foi representado.
Há também uma corrente leve, jerry can e um capacete de petroleiros espalhados no casco dianteiro, e um galhardete voando de um mastro curto no monte de guarda de estibordo. Esses itens foram adquiridos e criados de acordo com a necessidade.
O casco traseiro parece ainda mais movimentado. Embora a vista não seja tão boa quanto a frente, há um suporte para as latas de prisioneiros de guerra, redes enroladas (uma padrão e outra com tiras de Hesse) e uma lona no convés traseiro.
As latas de gasolina e o rack são um item recente da Ultracast. A lona é folha de chumbo (de uma garrafa de vinho - garrafas de vinho não são seguras em nossa casa) cobrindo várias caixas de resina e plástico.
Eu queria experimentar um novo método para as redes de camuflagem. Tal como acontece com a cadeia, eu queria transmitir a impressão de peso e o "sentar" correto. Comecei com uma folha fina de Milliput e cobri com uma rede Verlinden. Eu rolei essa combinação para o tamanho aproximado e a forma necessária, e então a moldei no casco traseiro, tomando o cuidado de representar as extremidades da maneira mais realista possível. Eu repeti esse processo para a segunda rede. Em seguida, cortei a fita médica "Likeskin" em tiras finas. A fita auto-adesiva foi então colada à rede para a frente para representar as tiras de Hessian frequentemente vistas em veículos da Commonwealth no norte da Europa Ocidental. Cordas de amarração foram representadas por cordas usadas para amarrar barcos modelo.A torre deste veículo tinha vários fios de arame entre os ganchos de elevação. Eu usei fio elétrico de fita única para essa tarefa. Eu também adicionei um capacete de infantaria britânica sob a escotilha do carregador frontal.

Pintura, marcações e intemperismo


Eu pré-pintei o veículo inteiro de preto, como é minha prática usual. Isso sutilmente preenche as sombras e fendas do veículo após uma camada de cor superior cuidadosamente aplicada.
Centauros foram pintados de um tom marrom. Eu usei o Tamiya XF-49 Khaki para representar essa cor. É certamente muito diferente do Cromwell verde regular. Eu pulverizei essa cor em todo o veículo, tomando cuidado para evitar os trilhos e as rodas de borracha preta.
Eu pulverizei as redes e as lonas com diferentes tons de verde, depois escolhi vários detalhes por pincel. Vários casacos generosos de Rustall foram aplicados às pistas, e ainda mais para as pistas sobressalentes no casco dianteiro. Os guardas dos faróis exteriores estavam pintados de branco. Uma flâmula de papel em vermelho-branco-vermelho foi adicionada ao mastro no suporte de guarda-costas dianteiro. Metalizador Humbrol "Gunmetal" foi escovado nos degraus dos trilhos, seguido de um claro destaque com um lápis prateado Prismachrome.
Antes de aplicar os decalques, tive que atender a mais uma tarefa. As fotos mostram o que parece ser uma pintura descascada (revelando uma cor mais escura por baixo) ou alguma sobrepintura. Após um exame considerável das fotos, concluí que era uma combinação de ambas. A pintura parece ter sido removida da torre anterior em torno da abertura da arma (provavelmente devido ao calor) e outras marcações, incluindo o número de série e as marcações da unidade anterior, foram superpostas. Eu escovei verde escuro para representar essas manchas. Algumas linhas estreitas de cinza claro foram usadas nas áreas afetadas pelo calor também.
Eu comprei os decalques Centaur do Accurate Armour alguns anos antes de iniciar este projeto, mas os números para as marcações de controle de fogo na torre pareciam muito legais. Portanto, concluí este projeto impraticável comprando o kit Tamiya Centaur para seus decalques! Felizmente, eu tinha outro projeto em mente para o kit Centaur e minhas rodas de estrada Cromwell não utilizadas.
Os decalques de Tamiya eram uma alegria para usar e muito precisos. O ajuste poderia ter sido complicado devido à complexidade das marcações, mas eles foram projetados para evitar problemas. Top marcas para Tamiya novamente.


O intemperismo consistia em uma leve lavagem de umber cru seguido por uma poeira pesada com giz pastel. Os pastéis foram ainda mais texturizados com um pincel úmido e duro para obter uma aparência mais aleatória. Este efeito foi amplificado em áreas onde os pés dos soldados entraram em contato com o veículo.
Um lápis de grafite 2B também foi usado para realçar sutilmente as arestas duras, os cabos de reboque e os olhais de reboque.

Conclusão


Eu recomendaria o Centauro de Tamiya ou Cromwell? Absolutamente. A engenharia é impressionante e é um dos kits de plástico mais fáceis que eu já montei.
Eu recomendaria pegar meu caminho híbrido? Absolutamente não! A loucura de usar um kit de resina de US $ 100 para detalhar um modelo de plástico de US $ 30 resultou exclusivamente do fato de que eu tinha o AA Centaur e claramente nunca o construiria, dado o produto Tamiya superior. Isso não é uma crítica da Precision Armor - eu ainda tenho uma pilha justa de resina que estou ansiosa para construir um dia. É apenas um reconhecimento de que o recente Centaur / Cromwell da Tamiya é um kit notável.
Um excelente Centauro pode ser construído diretamente da caixa de Tamiya, embora alguns dos componentes da Accurate Armour fossem superiores em termos de atenção aos detalhes.
Felizmente, o modelador de hoje pode converter seu veículo Tamiya em um dos muitos tipos diferentes de casco ou variantes funcionais, usando os conjuntos de conversão e os Track Packs da Accurate Armour.
Nós, modeladores, vivemos na Era de Ouro!

Imagens Adicionais


Clique nas miniaturas abaixo para ver as imagens em tamanho normal. 
Clique na seta "Voltar" no seu navegador para retornar a esta página.

                        
        


Modelo, Imagens e Artigo Copyright © 2000 por Brett Green
Page Criado em 8 de março de 2000 
Última atualização em 05 de junho de 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário